Nas Notícias

Famílias portuguesas continuam com dívidas acima do PIB, indica o Banco de Portugal

carlos costaO ano de 2012 terminou com as famílias a deverem 166 mil milhões de euros, o que representa 100,5 por cento do PIB de Portugal. Se a dívida de particulares está ligeiramente acima do valor da economia nacional, quando se soma a das empresas atinge os 285,8 por cento.

Em 2012, as dívidas das famílias portuguesas atingiram um valor acumulado de 166 mil milhões de euros, informou hoje o Banco de Portugal (BdP). Conforme os números publicados no boletim estatístico do regulador da banca, só as famílias devem mais do que o país produz: o endividamento corresponde a 100,5 por cento do PIB.

As dívidas dos particulares até desceram face a 2011, quando foi de 173,5 mil milhões de euros, mas com a recessão o valor do PIB também diminuiu. Assim, apesar da descida da taxa de 101,1 para 100,5 por cento do PIB, o endividamento continua a ser superior à atividade económica nacional.

A redução do endividamento particular é também explicado pela crise. Como consta no mesmo boletim, o recurso ao crédito para compra de habitação caiu abruptamente em 2012, o que justifica 70 por cento da tendência de menor endividamento.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir