Cultura

Fado de Hélder Moutinho partilha palco com Orquestra Chinesa de Macau

O fadista português Hélder Moutinho afirmou hoje, em Macau, esperar que o concerto de quinta-feira “Instrumentos tradicionais chineses de cordas e fado”, pela Orquestra Chinesa de Macau, seja “uma experiência nova e fantástica”.

O espetáculo, cujo primeiro ensaio decorre na quarta-feira, integra dez temas do repertório de Hélder Moutinho, escolhidos pelo maestro Liu Sha, como “Fado Bailado”, “Nunca Parto Inteiramente”, “Dança dos Peixes” e “Lisboa Menina e Moça”.

A Orquestra Chinesa de Macau vai tocar alguns temas a solo, como “Nostalgia”, “Mão na Mão” ou “A Canção dos Sete Filhos”, de acordo com o programa, seguindo-se os temas que Moutinho vai cantar, acompanhado pela orquestra, num único espetáculo em Macau.

“Espero que o público esteja connosco, que sinta estar a acontecer qualquer coisa”, disse, sublinhando que “não se trata apenas de uma orquestra, mas uma orquestra de instrumentos tradicionais chineses”.

O fadista, que atua pela quarta vez no território, adiantou esperar também “uma boa partilha de música”, na realidade “uma forma de comunicação e de viagem”, já que o fado enquanto “música popular e urbana” é uma “música do chamado caldeirão cultural, de reunião dos povos.

O espetáculo realiza-se no Centro Cultural de Macau.

Em destaque

Subir