Tecnologia

Facebook tem mais jogadores que Xbox, PlayStation e Nintendo juntas

facebook1Quem o diz é Ethan Beard, responsável pelas parcerias do Facebook. Ao todo, são mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo que jogam frequentemente jogos sociais.

O Facebook, além da maior rede social do mundo, com mais de 800 milhões de utilizadores, é também a maior plataforma de jogos mundial. Na conferência F8, versão inglesa que decorreu em Londres na semana passada, Ethan Beard, responsável pelas parcerias da rede social, afirma que “é uma autêntica revolução” no mundo dos jogos.

Cerca de 200 milhões de pessoas de todo o mundo ligam-se frequentemente para jogar no Facebook. Se juntarmos as plataformas online da Xbox, da PlayStation e da Nintendo, as três não chegam aos calcanhares da rede social. Contudo, e é claro neste ponto, a qualidade dos jogos não é comparável.

A abertura do Facebook aos jogos permitiu às criadores dos mesmos utilizar as amizades dos jogadores como uma forma de promoção fácil e viral dos seus títulos. Para Ethan, o segredo está precisamente nesse ponto: “Estes jogos funcionam numa plataforma que nos permite envolver outras pessoas. Não se trata de jogar com outros, mas sim de envolver os outros”, afirmou.

Entre as criadoras de jogos no Facebook, destaca-se a Zynga. A maioria dos seus títulos, como o Farmville ou o Cityville são dos mais jogados de sempre na rede social. O segundo ocupa mesmo o primeiro lugar, com mais de 54 milhões de pessoas ativas.

Outras empresas viram precisamente no Facebook uma forma de seguir outro caminho. É o caso da Electronic Arts que lançou recentemente o conhecido jogo The Sims, no Facebook.

Em destaque

Subir