Tecnologia

Facebook pondera comprar Opera e transformar browser numa experiência social

opera_browser_1Objetivo é adquirir um navegador já utilizado por milhões de pessoas e transformá-lo para a rede social. Empresa norueguesa está avaliada em cerca de 650 milhões de dólares.

Em bolsa há cerca de 10 dias, os responsáveis do Facebook continuam com ‘fome’ de dinheiro. Após terem comprado o Instagram, por mil milhões de dólares (saiba mais aqui), e a Glancee, uma empresa ligada à área da geolocalização (saiba mais aqui), a rede social poderá estar em vidas de adquirir a Opera Software.

A empresa norueguesa é a criadora e detentora do navegador internet Opera, utilizado por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo fonte da própria companhia.

O objetivo parece claro. Embora tenha apenas cerca de 1,70 por cento da cota de mercado mundial, liderado pelo Google Chrome, a compra do Opera traria uma possibilidade real do Facebook entrar neste mercado já numa fase avançada, ao invés de lançar outro produto concorrente, que demoraria meses, talvez anos, a ganhar ‘fãs’.

Segundo alguma imprensa especializada, a ideia é transformar o Opera num navegador social, com uma integração forte com as redes sociais, com maior relevância para o Facebook logicamente.

A Opera Software, criada e 1995, tem um valor na ordem dos 650 milhões de dólares. É na verdade um valor muito alto mas se pensar que só com a entrada em bolsa a rede social ‘meteu ao bolso’ mais de 15 mil milhões, para Zuckerberg estes valores parecem ‘trocos’.

Curiosamente, esta notícia surge na mesma altura em que a rede social pondera lançar um smartphone de marca própria, ao que tudo indica fabricado pela HTC. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir