Economia

Exportações: INE regista queda de 3,5 por cento em novembro devido às greves nos portos

contentoresAs exportações caíram, de outro para novembro, 3,5 por cento. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística e surgem acompanhados da referência à diminuição das exportações, para a qual contribuíram as paragens dos portos devido às greves dos estivadores.

As exportações portuguesas caíram 3,5 por cento em novembro de 2012, quando comparado com o mês anterior, enquanto nas importações a queda foi mais acentuada, com dez por cento. Os dados foram hoje fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na análise, o INE salienta que estas descidas tiveram maiores reflexos as transações para fora da Europa, um mercado que estava em crescimento dada a crise nos parceiros da União Europeia. Estas trocas são sobretudo efetuadas por via marítima e, em novembro, os portos nacionais sofreram várias paralisações devido às greves dos estivadores.

Nas importações, a queda baseou-se na redução da compra de automóveis e componentes, pelo que será de antever um agravamento quando saírem os dados de Dezembro, dado o encerramento parcial da Autoeuropa no último mês de 2012.

Em destaque

Subir