Mundo

Explosão em Nova Iorque foi “tentativa de ataque terrorista”, garante autarca

Bill de Blasio, presidente da Câmara de Nova Iorque, afirmou que a explosão ontem registada num túnel junto ao principal terminal rodoviário de Manhattan foi “uma tentativa de ataque terrorista”.

Quatro pessoas ficaram feridas, três sem gravidade. O ferido grave é o presumível autor do ataque, que se encontra internado no hospital de Bellevue, sob custódia das autoridades.

Akayed Ullah, de 27 anos, terá usado um cinto de explosivos que detonou prematuramente.

“É um homem de 20 e tal anos, provavelmente proveniente do Bangladesh. Está no país há cerca de sete anos”, adiantou Bill Bratton, antigo comissário da polícia de Nova Iorque, em declarações à MSNBC: “Estaria disposto a fazer explodir a bomba em nome do Estado Islâmico”.

A equipa do Presidente Donald Trump não demorou a aproveitar o incidente, defendendo uma política de imigração mais controlada.

“Nós temos de proteger as nossas fronteiras. Temos de garantir que os indivíduos a entrarem no nosso país não vêem para causar danos às nossas pessoas. E temos de passar para um sistema de imigração baseado no mérito”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A explosão ocorreu no terminal da Autoridade Portuária, um dos mais movimentados de Nova Iorque, com cerca de 65 milhões de utentes por ano.

Em destaque

Subir