Nas Notícias

Existem portugueses com água à porta de casa que dispensam rede pública

agua 1Cerca de meio milhão de portugueses dispensam o abastecimento de água em Portugal, revela o líder da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), numa conferência em Coimbra, que abordou o tema do papel dos municípios na reestruturação do setor. Portugal tem também 1,1 milhões de habitações que não estão ligadas à rede de saneamento.

Mais de 500 mil casas em Portugal não têm ainda abastecimento de água, por opção dos habitantes, revela o presidente da ERSAR, Jaime Melo Baptista. Apesar de a rede de água “passar à porta” destes portugueses, eles preferem sistemas de abastecimento arcaicos.

“Há pessoas que não querem abastecimentos de água, apesar de a rede lhes passar à porta”, revelou Jaime Melo Baptista, numa conferência em Coimbra, que abordou ‘A reestruturação do setor da água em Portugal – O papel dos municípios’.

Além destas casas que não utilizam a rede pública de abastecimento de água, que está disponível, existem mais 390 pontos onde não há abastecimento, onde a rede pública ainda ao chega.

Segundo a ERSAR, Portugal está num bom patamar, no que diz respeito à qualidade de serviços de abastecimento de água. A entidade reguladora nota que há diferenças muito de grandes, de município para município: alguns apresentam praticamente todas as casas ligadas a pontos de abastecimento, outros não ultrapassam os 27 por cento de habitações com água da rede pública.

Já no que diz respeito ao saneamento básico, Jaime Melo Baptista entende que Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer. “A situação é menos satisfatória”, aponta o presidente da ERSAR, enumerando “um milhão e cem mil alojamentos sem saneamento”.

Em destaque

Subir