Motociclismo

Évora recebeu Troféu Yamaha com ‘enchente’ de público e de pilotos

Évora recebeu a jornada inaugural da 16ª edição do Troféu Yamaha, que registou quer um lote alargado de concorrentes, quer uma enchente de público.

Neste evento de todo-o-terreno realizado pelo segundo ano consecutivo no perímetro da cidade património mundial da Unesco, a competição promovida pela Yamaha registou um recorde de concorrentes, que entre motos e quad atingiu quase as três centenas.

Uma participação tão elevada trazia naturalmente caras novas e muitos estreantes. Os treinos foram-se sucedendo a um excelente ritmo sob a batuta de Vítor Cândido a quem cabe dirigir uma equipa que ao longo dos anos vem dado mostras de um enorme profissionalismo.

A nova YZ 65 apresentada no ano passado era a grande novidade sendo que também a YZ 125 LC passou a ser uma classe à parte dando desta forma resposta à cada vez maior adesão dos mais novos.

A renovada pista da Ervideira foi palco de nove mangas que consagraram 21 vencedores de classes. Dos mais pequenos aos consagrados pilotando motos ou moto 4, as corridas foram-se sucedendo a um ritmo fantástico alternando novos vencedores com aqueles que frequentam assiduamente os lugares mais altos do pódio.

Entre os mais pequenos nas duas rodas, Gustavo Pitschieller conseguiu a impor-se na competição e foi o vencedor da classe. Igualmente desembaraçado, João Teotónio foi o vencedor nos Infantis Moto 4 Classe onde participaram tantas meninas quanto rapazes.

Na estreia da YZ 65 a vitória pertenceu a Vasco Salgado que bisou nos triunfos depois de já ter saído vencedor na corrida de abertura destinada aos iniciados onde competiu com uma TTR110. Ainda na competição de duas rodas foi muito interessante ver a disputa pela vitória na competição destinada às YZ 85 ser travada entre dois rapazes e uma rapariga.

Se entre os iniciados Moto 4 Simão Almeida dominou de forma clara, nas duas rodas a corrida mais renhida foi a protagonizada entre o espanhol Juan Bonilla e Tiago Duarte que nas YZ 450F terminaram separados por menos de um segundo. Igualmente emotiva foi a corrida destinada aos pilotos oficiais moto onde se assistiu a um duelo entre os pilotos de Motocross André Sérgio e Jorge Leite.

Nas Moto 4, a família Sousa voltou a impressionar com os primos Ricardo Sousa a vencer entre os pilotos oficiais, Rui Sousa a triunfar entre os veteranos e José Sousa a conquistar a vitória nas 450, competindo todos na derradeira corrida do dia que se disputou sob uma chuvada torrencial.

Em destaque

Subir