Economia

Eurostat: Preço do leite em Portugal acima do praticado na União Europeia

pequeno-almocoSegundo o Eurostat, os portugueses pagam mais pelo leite, queijo e ovos do que a média da União Europeia (UE). Num estudo divulgado hoje pelo gabinete de estatística da Europa dos 27, sobre preços de bens de consumo em 2012, verifica-se que, se os laticínios são mais caros, já a carne, em Portugal, é mais barata.

Dados do Eurostat indicam que, em Portugal, o preço de bens de primeira necessidade, como o leite, é superior à média europeia. Os custos dos laticínios, para os portugueses, situam-se nos 105 por cento da média na Europa.

Aquele gabinete de estatística da União Europeia, que divulgou esta informação nesta sexta-feira, assinala, por outro lado, que a carne em Portugal é mais barata. Em comparação com a média europeia, o custo fica-se pelos 75 por cento.

Ainda de acordo com o Eurostat, relativo ao ano de 2012, o país que apresenta preços de bens de consumo mais elevados é a Dinamarca, quer no que diz respeito à alimentação, quer no que concerne a bebidas alcoólicas. Os dinamarqueses têm preços de 142 por cento, num paralelo com a média europeia.

No topo da pirâmide estão também a Suécia (124 por cento) e a Áustria (120 pontos percentuais. Os preços mais reduzidos encontram-se na Polónia (61 por cento), na Bulgária (68 pontos percentuais) e na Lituânia (77 pontos).

Em destaque

Subir