Nas Notícias

Eurodeputados apanhados nas malhas da corrupção por jornalistas

Eurodeputados apanhados a ceder a pedidos por troca de dinheiro, após investigação de jornalistas, que vestiram a pele de representantes de lóbis e tentaram favores. O escândalo envolve um antigo primeiro-ministro. A perda de mandato é o capítulo seguinte desta história.

O esquema funcionou de forma simples: jornalistas vestiram a pele de representantes de grandes grupos e pressionaram os eurodeputados, para que tomassem as decisões legislativas solicitadas pelos jornalistas. Uma medida a pedido pode custar 100 mil euros por ano.

Três eleitos – romenos, austríacos e eslovenos – foram apanhados nesta investigação e não resistiram aos milhares de euros que poderiam ganhar de forma corrupta.

Um antigo vice-primeiro-ministro da Roménia Adrian Severin, e os antigos ministros dos Negócios Estrangeiros (Zoran Thaler, da Eslovénia) e do Interior (Ernst Strasser, da Áustria) foram os corrompidos nesta falsa história.

Esta investigação vai levar à perda de mandato dos três investigados. Adrian Severin provou a participação em ato corrupto ao enviar um emai aos falsos representantes de grupos económicos. Além desse email, Severin enviou uma fatura de 12 mil euros, por faltos serviços relacionados com consultadoria.

Já Zoran Thaler cobrou-se dos favores com um pedido de transferência para uma empresa que tem a sua sede na cidade de Londres. Esta empresa poderá ser alvo de investigação, depois da descoberta deste esquema.

Ernst Strasser agiu da mesma forma, mas exigiu que os 25 mil euros fossem transferidos para uma empresa austríaca. Chega ao fim o mandato destes três eleitos e levanta-se o véu sobre alguns dos procedimentos que estão a manchar o Parlamento Europeu.

Em destaque

Subir