Mundo

EUA: 1636.ª vítima do atentado do 11 de setembro foi identificada pelo Instituto Médico Legal

11 de setembro nova iorqueground zero510Foi identificada mais uma vítima do 11 de setembro, uma mulher, com 43 anos de idade, que morreu aquando do atentado no World Trade Center, em 2001, em Nova Iorque, há quase 12 anos. Ellen Borakove, do Instituto Médico Legal de Nova Iorque, confirmou o reconhecimento do corpo, sendo que a identidade da mulher apenas será divulgada se a família o consentir.

Mais de 11 anos depois dos atentados do 11 de setembro de 2001, foi identificada a 1636.ª vítima. Esta identificação resultou de uma “revisão de corpos” que haviam sido encontrados nos destroços do World Trade Center. A investigação esteve a cargo do Instituto Médico Legal de Nova Iorque.

Em declarações citadas pela agência Lusa, Ellen Borakove, do Instituto Médico Legal de Nova Iorque, revela que “a identificação foi feita recorrendo a um novo teste aos restos mortais”, de corpos recuperados nas operações que decorreram nos escombros dos edifícios.

A identidade da mulher, de 43 anos, será mantida em segredo. A família será naturalmente informada dos dados recolhidos, mas apenas com o seu consentimento o nome da vítima poderá ser divulgado à comunicação social.

No próximo dia 11 de setembro completam-se 12 anos desde o atentado que fez tremer o mundo, que teve o World Trade Center como um dos alvos da al-Qaeda, em virtude do símbolo do capitalismo norte-americano que aquele edifício representada. Mais de uma década depois, as feridas estão por curar, nos EUA.

Durante este período, foram identificadas 59 por cento das vítimas do atentado. Restam mais de 2700 corpos que desapareceram nos escombros das Torres Gémeas. São oficialmente dados como pessoas desaparecidas.

No passado mês de abril, foi levada a cabo uma investigação para encontrar restos humanos, depois de ter sido encontrada parte da fuselagem de um dos aviões que embateram nas torres. Porém, dessa investigação não surgiram dados novos, no que diz respeito a identificação de vítimas.

Em destaque

Subir