Pesquisa revela que os jovens obesos veem duplicadas as hipóteses de morrerem antes dos 55 anos de idade, comparativamente com os jovens que apresentam um peso dentro dos limites normais. O estudo foi publicado no British Medical Journal Open, nesta terça-feira.
Uma pesquisa divulgada hoje associa a obesidade nos jovens a uma duplicação dos riscos de morte antes de completarem 55 anos. Nos jovens obesos, há muito maior incidência de doenças potencialmente fatais.
Este estudo, que o British Medical Journal Open publica, começou a ser realizado há 33 anos, recolhendo informação de 6500 jovens dinamarqueses, em 1955, que apresentavam a mesma idade: 22 anos. Apenas 1,5 por cento desses jovens (97) tinham excesso de peso.
Entretanto, passadas mais de três décadas, foi feita uma reavaliação dessas pessoas, agora com 55 anos. Cerca de 50 por cento tinha doenças como diabetes, do foro cardíaco, hipertensão, ou tinham falecido por causas relacionadas com o excesso de peso.
Os autores do estudo puderam estabelecer assim uma relação entre a causa – a obesidade – e o efeito – a morte prematura.