Nas Notícias

Estudo: Fumar ao acordar aumenta riscos de sofrer cancro da boca e do pulmão

fumarDe acordo com um estudo norte-americano, fumar logo após ao acordar pode aumentar as hipóteses de padecer de cancro da boca e do pulmão. Na prevenção destes cancros, a hora do primeiro cigarro pode ser mais importante do que a quantidade de cigarros fumados por dia.

A hora em que se começa a fumar tem relevância nas probabilidades dos fumadores poderem padecer de cancro da boca e do pulmão, indica uma pesquisa com selo norte-americano, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia.

Quanto mais cedo se fuma o primeiro cigarro do dia, maiores serão os níveis de uma substância associada àqueles tipos de cancro e, logo, maiores são as hipóteses de sofrer da doença.

Graças a esta pesquisa, foi possível detetar níveis superiores dessa substância (um composto cancerígeno do cigarro chamado NNAL) nos fumadores que começavam a fumar de manhã. Se os fumadores atrasarem o primeiro cigarro do dia cerca de meia hora, ficam menos expostos a essa substância, indica este estudo, que mereceu honras de publicação na publicação Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Neste estudo foram 1945 fumadores, sendo que 32 por cento fumavam o primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar; 31 por cento faziam-no num período entre seis e 30 minutos; 18 por cento entre 30 minutos e uma hora; e os restantes uma hora depois de acordar.

“Os níveis de NNAL foram maiores entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente da quantidade de cigarros que fumavam por dia”, adianta Steven Branstetter, investigador e coordenador da pesquisa.

A razão para esta aparente incongruência prende-se com o facto de “o fumo do primeiro cigarro logo depois de acordar ser inalado de forma mais profunda”, o que aumenta as probabilidades de padecer de cancros da boca e do pulmão.

Outra investigação recente, com selo das universidades de Cambridge e Oxford e do King’s College, de Londres, concluiu que deixar de fumar traz um benefício inesperado: provoca uma redução da ansiedade.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir