Nas Notícias

Estudo: Durma mais e vai sentir menos apetite por comida prejudicial à saúde

alimentacao_ma_1Pesquisa foi feita por uma Universidade de Nova Iorque e revela que existe uma forte ligação das horas de sono ao apetite por comidas com mais gordura.

Dormir mais pode fazer com que sinta menos apetite por comida prejudicial à saúde. O estudo foi levado a cabo pela Universidade Colombia, Nova Iorque, Estados Unidos.

Nesta investigação participaram um total de 25 pessoas, todas elas saudáveis, que foram submetidas a dois testes. Durante cinco dias, dormiram apenas quatro horas durante a noite. Noutro dia, dormiram nove. Os resultados são claros.

A partir da medição das atividades cerebrais, os investigadores repararam que o apetite por comidas com elevado nível de gordura era bastante superior quando a pessoa tinha dormido pouco. Por outro lado, nos casos em que o participante tinha tido uma boa noite de sono, o interesse por essa mesma comida descia significativamente.

Concluindo, e baseado naquilo que já se sabia, o cérebro reage de forma diferente ao mesmo tipo de comida consoante o descanso. O que não era sabido ainda é que, após uma noite mal dormida, interpretasse comida rica em gordura como género de uma recompensa.

Segundo Marie Pierre, responsável da Universidade Colombia e por este estudo, os resultados desta investigação podem ajudar quem esteja a tentar emagrecer: “Se dormir bem durante a noite, pode depois escolher melhor o que comer”, refere.

Em destaque

Subir