Nas Notícias

Estivadores em greve: quatro detidos em confrontos com a PSP e várias viaturas danificadas

contentoresOs estivadores continuam em greve e hoje protestaram junto a um fórum sobre transportes. A presença da PSP aqueceu os ânimos, com alguns manifestantes a arremessarem pedras contra a força policial, que acabou por deter quatro dos envolvidos.

Os estivadores continuam com as ações de protesto e hoje concentraram-se em frente ao hotel Tivoli, no Parque das Nações (Lisboa), onde decorre o Forum Transportes Competitividade e Futuro. A chega das forças policiais ajudou a aquecer os ânimos, com alguns dos manifestantes a envolverem-se em confrontos. Quatro pessoas foram detidas e várias viaturas acabaram por ser danificadas pelo arremesso de pedras.

“Por volta das 9h20, os ânimos exaltaram-se e houve apedrejamento dos elementos policiais, que estavam no local para garantir a ordem pública”, salientou uma fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, estimando que a concentração tivesse reunido cerca de 50 estivadores.

A mesma fonte, não identificada na edição online do Público, acrescentou que a situação ficou “controlada por volta das 10h30”.

A manifestação ocorreu em um dos vários dias de greve agendados, coincidindo com um fórum sobre transportes onde, entre outros participantes, iam estar delegados do Porto de Lisboa.

Ainda durante o dia de hoje, os operadores dos portos e a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho vão reunir para obter uma “clarificação” do acordo datado de 26 de outubro, que determinava os serviços mínimos para os dias de greve, tendo em vista a paralisação de 24 horas agendada para 27 de novembro.

Em destaque

Subir