Nas Notícias

Estaleiros Navais de Viana do Castelo serão negociados por “venda direta de referência”

ENVCA privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo será feita por “venda direta de referência”, sendo o preço por ação um dos critérios de seleção. Dado a conhecer o modelo de negócio, o Governo alertou que vai exigir um “adequado projeto estratégico”.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão ser privatizados, com 95 por cento do capital a ser negociado por “venda direta de referência” e os restantes cinco por cento a serem colocados preferencialmente aos trabalhadores. Este modelo de negócio foi ontem divulgado, com a publicação em Diário da República da resolução do Conselho de Ministros.

No mesmo documento, o Governo salienta que “o preço vinculativo apresentado para a aquisição das ações representativas do capital social” será um dos critérios de seleção. A “idoneidade, capacidade financeira, técnica e de execução” dos candidatos e a “salvaguarda dos interesses patrimoniais do Estado”, no que concerne aos “fluxos financeiros” da privatização, o “adequado projeto estratégico” que sustente um “desenvolvimento das suas atividades nos mercados nacional e internacional” e que “maximize a manutenção dos atuais recursos humanos”, mantendo a “identidade empresarial e do atual património da empresa” e a “sustentabilidade económico-financeira” dos ENVC são as restantes condições definidas no caderno de encargos.

Até ao momento, a Empoderf recebeu seis propostas – de Portugal (duas), Brasil, Rússia, Estados Unidos, Alemanha e Noruega –, tendo já entregue a avaliação de cada ao Governo.

A privatização dos 5,950 milhões de ações será feita a um preço nominal mínimo de cinco euros, o que irá permitir ao Estado arrecadar mais de 30 milhões de euros.

Em destaque

Subir