Economia

Estaleiros de Viana: Brasileiros desistem, russos isolados no negócio, autarquia preocupada

ENVCA venda dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo só tem um interessado: o grupo russo RSI Trading. Os brasileiros da Rio Nave desistiram por falta de resposta de Bruxelas e o presidente da Câmara vianense lamentou o “desbaratar de um certo capital de esperança” na viabilização da empresa.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) só têm um interessado, o RSI Trading. Os brasileiros da Rio Nave cansaram-se de aguardar por uma resposta da Comissão Europeia e desistiram do processo, deixando os russos como o único candidato na última fase da reprivatização dos ENVC.

Em causa está o pedido de esclarecimento que Bruxelas solicitou ao Governo, em dezembro do ano passado, devido ao apoio estatal de 180 milhões de euros. Como a Comissão não revela se vai aprovar ou não a fase final da reprivatização, o grupo brasileiro abdicou da corrida, como o próprio Ministério da Defesa confirmou à TSF.

“Foi com muita preocupação que tomei conhecimento da notícia e isto é também o desbaratar de um certo capital de esperança que havia para uma solução para os estaleiros”, lamentou o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, citado pela rádio: “é mais um episódio que não dignifica ninguém e vou pedir hoje mesmo uma reunião de urgência com o Ministério da Defesa para perceber o que se está a passar”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir