Mundo

Estado Islâmico perde rapariga-soldado: A polícia mandou parar o avião

ISIS lapidacao Uma adolescente britânica de 15 anos ia para a Síria com o intuito de se alistar no Estado Islâmico. Quando o avião ganhava posição na pista de Heathrow, a polícia deu ordem para interromper a descolagem. “Provavelmente, salvámos a vida dela”, afirmou a Scotland Yard.

O Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional) perdeu uma recruta de 15 anos. A polícia britânica conseguiu impedir a descolagem do voo onde seguia uma adolescente com vontade de se tornar jihadista.

O incidente não ocorreu hoje, mas só agora é que foi revelado.

No início deste mês, a Scotland Yard mandou interromper a descolagem de um avião quando este já estava a ganhar posição, numa das pistas do movimentado aeroporto de Heathrow, em Inglaterra.

A bordo desse voo, que tinha como destino a Istambul (Turquia), estava uma adolescente de 15 anos que, pelo que a polícia tinha apurado, ia juntar-se às fileiras do ISIS na Síria.

“Foi uma decisão muito importante devido às perturbações que causou, mas tivemos de evitar que ela saísse [do país]. Provavelmente, salvámos a vida dela”, afirmou uma fonte da Scotland Yard, citada pelo London Evening Standard.

Ainda segundo a mesma fonte, a rapariga foi entregue pelas autoridades à família, que terá garantido desconhecer a intenção da menor.

De acordo com o London Evening Standard, o resultado num outro caso foi completamente diferente: uma outra adolescente, também de 15 anos, terá já conseguido chegar à Síria, juntando-se ao movimento jihadista.

O jornal salienta que o número de adolescentes e jovens que tentam sair do Reino Unido para ingressar no ISIS tem vindo a aumentar nos últimos meses, apesar de ainda ser reduzido.

Em destaque

Subir