Nas Notícias

Esta empresa paga aos trabalhadores para eles… dormirem

A norte-americana Aetna, uma empresa seguradora fundada em 1853, aplica uma medida original. Paga aos funcionários um prémio, se eles dormirem mais do que sete horas por dia.

A elevada importância do sono no desempenho profissional é uma verdade inquestionável. Mas a seguradora Aetna não se limita a aceitar esta realidade: faz questão de a incentivar.

Para o efeito, decidiu instituir um prémio anual que ronda que 280 euros para todos os funcionários que dormirem mais do que sete horas por dia (ou por noite, em bom rigor).

O prémio prevê a entrega de 25 dólares (cerca de 20 euros) por cada 20 noites bem dormidas. O limite são 300 dólares.

A medida foi implementada em 2009, sendo que no ano passado 12 mil funcionários tiveram direito a esta recompensa. O projeto tem cativado cada vez mais trabalhadores. Entre 2014 e 2015, por exemplo, o número aumentou de 10 mil para 12 mil.

Mas como consegue a Aetna controlar as horas de sono? Os funcionários registam esses dados de forma automática, através de uma pulseira que monitoriza o sono, transferindo esses dados para os computadores da empresa.

Podem também fazê-lo de forma manual. A seguradora confia na palavra dos seus funcionários, porque se o sono é importante, a confiança também o é – estes princípios estão na base desta histórica seguradora.

“Confiamos na nossa equipa. A confiança faz parte do nosso código de honra”, justifica Kay Mooney, vice-presidente de benefícios a funcionários da Aetna (sim, a empresa tem este departamento).

Estima-se que nos EUA um trabalhador perca, em média, 11,3 dias de trabalho devido a um sono sem regras. A American Academy of Sleep Medicine concluiu que cada empresa perca 2280 dólares por ano por quedas de produtividade relacionadas com esta questão.

Contudo, um sono com regras não é o único hábito saudável que a Aetna implementou. Quem fizer exercício físico poderá merecer uma recompensa. Mas… quantas empresas se preocupam com o estado da sua força de trabalho?

Em destaque

Subir