País

Com esta aplicação controla as alergias e fala com o seu médico

Asma Estudo ParacetamolChama-se ‘Diário da Alergia’ e é uma aplicação que permite controlar as alergias. A Associação Portuguesa de Asmáticos recomendar a todos os doentes com rinite alérgica e asma a utilização desta app.

‘Diário da Alergia’ é uma aplicação que permite manter um registo diário e pessoal sobre a doença alérgica e que ajuda na toma da medicação, dando indicações sobre o nível de controlo. O download é gratuito e pode ser feito em Google Play e Apple store.

Uma aplicação inovadora e simples de utilizar permite a monitorização dos sintomas diários da rinite, da conjuntivite alérgica e da asma e o registo da toma de medicamento, de forma intuitiva na forma de uma escala.

Deste modo, é possível ao doente “analisar como está a evoluir o tratamento e assumir o controlo da sua doença”, revela Mário Morais de Almeida, imunoalergologista e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos.

“O diário tem várias opções para programar alertas – por exemplo, se registar sintomas que sugerem que a rinite alérgica está descontrolada durante três dias seguidos ou mais, o diário irá alertar para o caso de o doente querer partilhar os resultados com o seu médico”, explica ainda.

A aplicação também inclui “uma função de localização geográfica, que, no futuro, permitirá à aplicação alertar o doente para a existência de altas concentrações de pólenes ao qual seja alérgico e que tenha registado previamente no seu perfil”.

A aplicação foi desenvolvida pela MACVIA-ARIA, uma equipa mundial de especialistas em alergias de que fazem parte representantes nacionais.

Durante o mês de maio, a Associação Portuguesa de Asmáticos está também a promover uma campanha de sensibilização para a asma grave com o mote ‘Eu tenho a asma grave na mão’.

O objetivo é chamar a atenção dos doentes, profissionais de saúde e do público em geral para a asma e para as doenças alérgicas como um problema global de saúde pública, aumentando a literacia sobre estas importantes doenças.

A rinite afeta mais de dois milhões de portugueses, sendo a asma uma doença que atinge cerca de 40 por cento destes doentes.

A rinite influencia a evolução da asma, condicionando a sua gravidade. Estima-se que 10 por cento dos casos de asma sejam graves, os quais são responsáveis por mais de 50 por cento dos custos totais desta doença. Esta doença é ainda responsável por mais de 50 mil hospitalizações por ano, na Europa.

Em destaque

Subir