Uma espécie ameaçada de esquilo, o ‘vermelho’, está com um risco agravado devido a outro tipo de esquilo, o ‘cinzento’. A resolução dos conflitos teve, no Reino Unido, a mediação de um terceiro animal: a marta, um mamífero que também corre risco de extinção devido à pele.
O esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), uma espécie ameaçada, tem vindo a recuperar a nível populacional desde que passou a coabitar com a marta (Martes martes), outra espécie ameaçada que, no Reino Unido, esteve quase extinta há cinco décadas. Uma das principais ameaças aos ‘vermelhos’ era o esquilo-cinzento (Sciurus carolinensis), uma espécie invasora que, em 1876, veio da América do Norte.
Não existe um problema de ‘racismo’ entre esquilos no Reino Unido, mas o aumento dos exemplares de ‘cinzentos’ – maiores, com maior capacidade de adaptação e com ninhadas mais numerosas – contribuiu para o inverso entre os ‘vermelhos’, cada vez menos numerosos. É uma questão de ‘saúde pública’ entre esquilos, pois o ‘carolinensis’ é portador de um vírus de varíola capaz de matar os ‘vulgaris’.