Tecnologia

Esqueça os megas, os seus filhos vão tirar fotos com gigapixéis

fotografia_1Não passa de um protótipo, mas poderá tornar-se em algo comercial nos próximos anos. Cientistas norte-americanos já conseguiram tirar fotografia de um gigapixel, ou mil pixéis.

Tens uma câmara fotográfica nova? Quantos megapixéis tem?, à primeira pergunta surge imediatamente a segunda, uma questão que se faz sempre que se vê um aparelho fotográfico que suscite curiosidade.

Contudo, esta pergunta pode ser ligeiramente modificada daqui a um período entre 5 a 10 anos. Os megapixéis vão dar lugar aos gigapixéis.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Duke, estado norte-americano da Carolina do Norte, conseguiram recentemente tirar uma fotografia de um gigapixel, ou mil pixéis. O sistema, que não passa para já de um protótipo, alberga um conjunto de 98 câmaras fotográficas, que em conjunto, através de um sistema informático, criam esta imagem de super definição.

Para que este protótipo se torne algo comercial, vão ser precisos ainda alguns anos, mas vista a rapidez com as tecnologias evoluem, provavelmente ainda poderá ter uma máquina destas nesta década. Para tal, e segundo os responsáveis da Universidade de Duke, apenas têm de ser criados componentes mais pequenos, visto que o sistema atual medo quase um metro de largura, por outro de altura.

David Brady, um dos cientistas da equipa norte-americana, afirma que daqui a cinco anos poderão estar no mercado os primeiros modelos. Como principal evolução, o investigador acredita que esta super resolução poderá ajudar em várias situações, desde logo na segurança, em aeroportos ou estádios, por exemplo.

Em destaque

Subir