Cultura

Esperanza Spalding com dois concertos em Portugal

Os coliseus de Lisboa e Porto vão ser palco de duas atuações de Esperanza Spalding, que volta a Portugal depois de ter sido galardoada, aos 26 anos, com um Grammy. O novo álbum, intitulado ‘Chamber Music Society’, é um dos grandes atrativos deste regresso, com datas marcadas para o dia 15 de julho, no Coliseu do Porto, e no dia 16, no Coliseu de Lisboa.

Os portugueses que assistiram, em 2009, à primeira exibição desta cantora norte-americana poderão reeditar esse privilégio. Esperanza Spalding atuou em Portugal há dois anos, no Centro Cultural de Belém, quando já não conseguia disfarçar o seu talento. Entretanto, em 2010, foi premiada com um Grammy, que a destacou como Melhor Revelação. Agora, está de regresso.

Spalding foi criada sozinha pela mãe, uma das suas influências. Aos 4 anos, assistiu a uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma, que a marcou profundamente, ao ponto de a ter apaixonado pela música. Começou pelo violino, aos 5 anos e aperfeiçoou o seu dom musical com este instrumento até aos 15 anos. Mais tarde, dedica-se ao contrabaixo e à voz.

Um dia, impressionou o mítico Stevie Wonder, que a convidou a cantar na Casa Branca, para Barack e Michelle Obama. “Eu adoro ouvir Esperanza… É maravilhosa”, disse Barack Obama, ao ouvir os acordes e a voz desta norte-americana nascida em Portland.

Hoje, além de cantora, contrabaixista e compositora, é professora no conceituado colégio Berklee College Of Music em Boston. Canta em Inglês, Castelhano e… Português.

Os bilhetes para a atuação na cidade Invicta estão à venda, com preços que variam entre os 27 e os 40 euros. Ainda não são conhecidos os preços dos bilhetes para a capital.

https://www.youtube.com/watch?v=H8ohsDrxdaU

Em destaque

Subir