Mundo

Espanha: Trabalho sazonal de Natal justifica queda na taxa de desemprego de 1,2 por cento

espanha natalEm Espanha, a taxa de desemprego desceu 1,2 por cento em dezembro, suavizando um ano negro para a economia do país vizinho. Em 2012, o índice subiu 9,64 por cento, representando mais 426 mil pessoas no desemprego, de acordo com os dados do Ministério da Segurança Social.

Pela primeira vez em quatro meses, a taxa de desemprego caiu em Espanha. No último mês do ano passado, o índice recuou 1,2 por cento, valor percentual que foi o mais alto registado em todos os dezembros desde 2002. Esta percentagem significa ainda que cerca de 59 mil pessoas deixaram a ‘lista’ de desempregados, reduzindo o total de inscritos nos centros de emprego para 4,84 milhões de pessoas.

Esta quebra na tendência é explicada, segundo fontes do Governo citadas pelo El País, pelo aumento do trabalho sazonal na época de Natal. O número de “contratos indefinidos” subiu 9,18 por cento face a novembro, mas 17,8 por cento quando comparado com dezembro de 2011.

Dezembro não evitou que, no acumulado do ano, 2012 seja um ano negro para a economia espanhola. Fátima Bañez, ministra do Emprego e da Segurança Social, admitiu que a taxa de desemprego cresceu 9,64 por cento, representando mais 426 mil pessoas no desemprego.

Em destaque

Subir