Mundo

Espanha: Incêndios de Alicante e da Ilha de La Gomeram deixam dois mortos e fortes estragos ecológicos

incendio 1O incêndio que deflagrou em Alicante, capital de região valenciana, causou a morte a duas pessoas, enquanto que o fogo na ilha de la Gomera, nas Canárias, levou à evacuação de dezenas de pessoas e provocou fortes danos ambientais.

O verão tem originado grandes estragos em Portugal, mas também na vizinha Espanha. Depois dos grandes fogos em Tenerife, a região valenciana de Alicante foi agora atacada pelas chamas e estas fizeram mesmo duas vítimas mortais, um membro da brigada anti-incêndio e um guarda-florestal, segundo informações avançadas pelo governo regional de Valência.

Ainda duas pessoas ficaram feridas, estando neste momento hospitalizadas. Devido ao incêndio, muitas casas foram evacuadas. As autoridades da região apontam a causa do incêndio para uma labareda que saiu de um carro que estava a ser arranjado por um mecânico.

Já mais a sul, nas Canárias, um incêndio que teve inicio do dia 4 de agosto, voltou a atacar o município de Valle Gran Rey, onde 30 casas foram afetadas, tendo as chamas causado grande impacto ambiental.

As autoridades afirmam que a população não corre risco, pois a serra já havia sido afetada por um incêndio anterior. Contudo, foram evacuadas mais de três mil, as quais aguardam pela avaliação das suas residências antes de poderem regressar a casa.

Já na ilha de La Gomera, algumas dezenas de populares tiveram de abandonar a região após os fogos terem causado fortes danos ambientais, no Parque Nacional de Garajonay.

Este ano tem sido devastador para toda a região espanhola, pela combinação de altas temperaturas e pela falta de chuvas durante o inverno, tendo mesmo sido o mais seco dos últimos 65 anos.

Em destaque

Subir