Nas Notícias

Equipa de cientistas descobre qual a verdadeira função do apêndice

Desde há muito que se achava que este órgão seria desnecessário, mas agora descobriu-se que o apêndice poderá ser vital para armazenar bactérias benéficas para o corpo humano.

Nunca se deu muita importância ao apêndice, exceto quando é necessário retirá-lo. No entanto, um estudo veio revelar que esta pequena bolsa evoluiu com o intuito de desenvolver mais tecido linfático, o que é ideal para a estimulação do crescimento de bactérias intestinais benéficas e melhorar o sistema imunitário.

O estudo internacional foi liderado por Heather Smith, investigadora da Midwestern University Arizona College of Osteopathic Medicine, nos EUA, que encontram as explicações para o facto de os humanos possuírem um apêndice – além do ser humano, mais de 500 espécies de mamíferos têm um apêndice que na maioria deles inclui-se no sistema digestivo.

Foram analisadas a evolução de 533 mamíferos com apêndice, pelo que se descobriu que as espécies com este órgão têm maiores concentrações médias de tecido linfático, fundamental para o sistema imunológico.

Segundo o ‘Daily Mail’, os investigadores chegaram à conclusão de que o apêndice não está a evoluir de maneira independente, mas sim como uma parte de um maior número de órgãos, incluindo também o ceco, o órgão que está entre o apêndice e o sistema digestivo.

Desta forma, foi provado que o apêndice pode servir como um armazém para as bactérias intestinais úteis.

Em destaque

Subir