Nas Notícias

Enfarte vitima diretor do Le Monde, Erik Izraelewicz, em plena redação

Erik IzraelewiczErik Izraelewicz, diretor do diário francês Le Monde, sofreu um enfarte e faleceu na redação, de nada valendo ter sido transportado até ao hospital. O site só revelou o sucedido à meia-noite, quando publicou uma nota biográfica e uma mensagem do presidente.

Jornalista desde 1981, Erik Izraelewicz faleceu ontem na redação do Le Monde, diário francês que dirigia desde fevereiro de 2001. Aos 58 anos, ‘Izra’ sentiu-se mal durante o trabalho e perdeu os sentidos, falecendo no posto de trabalho (embora o óbito tenha sido confirmado já no hospital).

A notícia, contudo, foi reservada durante o dia, com o jornal a publicar o sucedido apenas à meia-noite, juntamente com uma nota biográfica e uma mensagem de Louis Dreyfus, presidente do grupo de media que detém o Le Monde.

A carreira de Erik Izraelewicz, nascido em Estrasburgo, começara no L’Expansion, em 1981, ajudando depois a fundar o La Tribune. Seguiu-se o Le Monde, em 1986, sendo nomeado para diretor de todo o grupo Le Monde em fevereiro de 2001. Era ainda vice-presidente do Conselho de Administração dos semanários Télérama e Courrier Internacional.

O Presidente da França, François Hollande, já comentou o falecimento do jornalista, elogiando-o como “um economista reputado, um profissional íntegro e homem tão exigente quanto generoso”, em comunicado.

Em destaque

Subir