Nas Notícias

Telegrama da embaixada dos EUA recomenda… cão a Obama (Wikileaks)

Telegrama enviado pela embaixada norte-americana em Lisboa para a Casa Branca – divulgado agora pelo Wikileaks – solicita a Obama que escolha um cão de água português, para gerar “publicidade positiva” dos Estados Unidos em Portugal e para “proteger a raça”.

Está explicada a razão pela qual Obama escolheu Bo, o cão de água português que mora na residência oficial do Presidente dos EUA. Segundo o Wikileaks, que torna público uma troca de informação com data de 10 de março de 2010, a embaixada intercedeu e aconselhou a escolha, para que a raça fosse defendida.

O telegrama tem como referência “09LISBON144” e fala sobre as vantagens em ter um animal desta raça. “Se pretendes ter um amigo em Washington, opta por um cão de água. Seria uma excelente publicidade para os EUA em Portugal”, pode ler-se no documento.

Por intermédio desta embaixada, a Casa Branca recebeu ainda a informação de que o Turismo do Algarve queria dar um animal com esta raça à família Obama, depois de se saber que o novo Presidente dos EUA poderia estar interessado num.

O telegrama dá ‘voz’ à preocupação do vice-presidente Nuno Aires, que enfatizava as dificuldades financeiras do Turismo do Algarve. Esses obstáculos poderiam ser superados “se a família aceitar este presente”. Por outro lado, “estaria a proteger o cão de água português.

Obama terá ficado sensível aos argumentos e à informação do telegrama, que lembra que esta raça “foi registada no Guiness Book como a mais rara do mundo”. É uma história terna e fraterna, proporcionada pelo Wikileaks.

Em destaque

Subir