Nas Notícias

Linha Saúde 24: Governo não renova concessão e lança novo concurso

O Ministério da Saúde quer reduzir os custos com a Linha Saúde 24 e decidiu não renovar o contrato de concessão que mantinha com uma empresa. Foi lançado um novo concurso, que prevê uma poupança na ordem dos 16 milhões de euros em quatro anos.

Este serviço de apoio aos utentes terá um custo anual de cerca de sete milhões de euros, para um total de 28,3 milhões definidos para os próximos quatro anos. O concurso público foi lançado, sendo que esta decisão do Governo permite poupar cerca de 16 milhões de euros.

A Linha de Cuidados de Saúde, que detinha a concessão da Linha Saúde 24, não viu renovado o acordo. No entanto, apesar de pretender reduzir os custos, o executivo pretende manter os mesmos moldes do serviço, sem perda de qualidade.

Assim, a empresa privada que ganhar o concurso terá de fazer os mesmos serviços – levados a cabo por um total de 370 enfermeiros –, mas com uma redução de lucros, na ordem dos 10 por cento. É este o valor que o Ministério da Saúde pretende poupar.

A Linha Saúde 24 consiste em apoiar os utentes, através de aconselhamento terapêutico por telefone, durante 24 horas por dia. O Governo decidiu manter o serviço, em virtude dos elevados níveis de satisfação relevada nos inquéritos à qualidade do mesmo.

Em destaque

Subir