Mundo

Em “alerta total”, forças ucranianas temem invasão russa que Kiev é “incapaz de conter”

oleksander turchinovturchinov presidenteOleksander Turchinov, presidente ucraniano em funções interinas, revelou que as Forças Armadas do país acionaram o estado de “alerta total”, em virtude da iminência de uma invasão das tropas da Rússia, que estão estrategicamente colocadas junto à fronteira da Ucrânia. Turchinov diz-se “incapaz de conter a força dos russos”, na tentativa de controlar as regiões de Donetsk e Luhansk.

“Reitero que há um perigo real de a Federação Russa começar uma guerra terrestre contra a Ucrânia”, advertiu Oleksander Turchinov, presidente interino da Ucrânia, em declarações reproduzidas pela agência Interfax.

As declarações de Turchinov surgiram nesta quarta-feira, após as tropas russas se terem fixado junto à fronteira e depois de uma reunião em Kiev com dirigentes regionais. Para o presidente da Ucrânia trata-se de um cenário de invasão iminente, o que colocou as Forças Armadas do país “em alerta total”.

Apesar deste estado de alerta, Oleksander Turchinov assume que o inimigo tem maior capacidade bélica. As forças ucranianas não conseguem ter meios para recuperar controlo de algumas cidades sob ameaça russa, em virtude da ação dos separatistas pró-russos.

“Hoje, as forças de segurança são incapazes de controlar rapidamente as regiões de Donetsk e Luhansk. Os órgãos de segurança não conseguem cumprir os seus deveres de proteger os cidadãos. Além disso, algumas dessas unidades cooperamcom organizações terroristas”, admitiu nesta quarta-feira Oleksander, após a reunião com responsáveis regionais.

A Rússia já fez saber, contudo, que não tem planeia invadir o leste da Ucrânia, depois da anexação da península da Crimeia. No entanto, estas palavras não convencem Turchinov, que receia mesmo esse cenário e não reduz o nível de alerta.

Kiev acusa Moscovo de estar a controlar uma revolta armada, com separatistas no leste da Ucrânia.

Em destaque

Subir