Nas Notícias

Eliminado falso perfil de José Policarpo criado no Facebook, informa Patriarcado

jose policarpoNa página oficial do Facebook, é anunciado que o falso perfil de D. José Policarpo foi “cancelado”. “A página atribuída, de modo ilícito, ao cardeal José Policarpo, foi cancelada”, informa o Patriarcado de Lisboa, numa nota publicada no Facebook, assinada pelo padre Nuno Rosário Fernandes, diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado.

A criação de falsos perfil é recorrente no Facebook, e noutras redes sociais – o controlo da criação de contas permite essa ilegalidade – e D. José Policarpo foi mais uma vítima do fenómeno.

No entanto, após diversas denúncias – quer do Patriarcado de Lisboa, quer de utilizadores da rede social – a página que era atribuída ilicitamente ao cardeal acaba de ser cancelada, de acordo com um comunicado que foi publicado na página oficial do Patriarcado de Lisboa no Facebook.

“Acabámos de verificar que a referida página que era atribuída, de modo ilícito, ao Senhor Cardeal José Policarpo foi cancelada”, pode ler-se, no espaço oficial do Patriarcado na mesma rede social.

O alerta para esta ilegalidade foi feito na passada terça-feira, dando conta da existência de um espaço atribuído a D. José Policarpo, mas que não pertencia ao cardeal.

Esse perfil dedicava a sua atividade ao pedido de amizade a diversos utilizadores do Facebook

“Recordamos que é preciso estar atento ao que vai aparecendo na internet e, de modo particular, nesta rede social. Antes de aceitar qualquer convite certifique-se que a pessoa que o convida é, de facto, real”, acrescenta a nota do Patriarcado.

Algumas pessoas do Patriarcado de Lisboa e também ligadas à Igreja estavam a receber pedidos de amizade da pessoa que criou a conta em nome de D. José Policarpo, o que fez soar o alerta.

Através das ferramentas disponíveis na rede, que permitem a denúncia de contas que qualquer utilizador pode verificar que são falsas, o Facebook procedeu ao cancelamento do perfil em causa.

“Deixamos o nosso agradecimento a todos quantos ajudaram na divulgação do alerta que ontem publicámos e que contribuiu para o terminar de um perfil falso”, realça ainda o padre Nuno Rosário Fernandes.

Apesar desta usurpação de identidade que o Patriarcado não tolera, não será apresentada queixa na Justiça.

D. José Policarpo tem 77 anos e assumiu as funções de patriarca de Lisboa até julho de 2013, mês em que foi substituído por D. Manuel Clemente.

Em destaque

Subir