Nas Notícias

Elemento perigoso da máfia da Camorra capturado em solo português

policia_judiciariaHomicida de 36 anos e membro da Camorra foi apanhado pela Polícia Judiciária (PJ), em Oliveira do Hospital. Giovanni Capone Perna é membro da máfia napolitana e tinha um mandado de detenção europeu, em virtude de diversos crimes que cometeu, entre os quais um homicídio.

O italiano Giovanni Capone Perna foi detido ontem, em solo português, por parte da unidade da PJ de combate ao terrorismo.O homem, membro da conhecida Camorra, estava a ser perseguido pelas autoridades, que conseguiram consumar a detenção em Oliveira do Hospital.

Entre os diversos crimes pelos quais responde, no âmbito da sua participação numa organização criminosa, Capone Perna é acusado de um homicídio, praticado em 2003. Estava em liberdade e em solo português.

A PJ emitiu um comunicado, onde revela que “esta detenção é o culminar de intensa cooperação policial entre a Polícia Judiciária e as autoridades transalpinas”. Diversas diligências decorreram, nos últimos tempos, “com o único propósito de proceder à captura agora efetuada”.

Para as autoridades portuguesas, esta detenção de um elemento da Camorra com rubrica em crimes qualificados “constitui um importante marco na luta contra as atividades delituosas de cariz mafioso”, de acordo com a nota da Judiciária.

A operação que levou à sua detenção foi conduzida pela PJ, através da Unidade Nacional Contra o Terrorismo. As autoridades nacionais trabalham em cooperação com a polícia transalpina. Trocas de informações permitiram localizar o membro da Camorra, que foi, entretanto, conduzido para a área prisional de Diretoria do Centro da PJ, situada em Coimbra

Prevê-se que seja ouvido no Tribunal da Relação de Coimbra, por um juiz instrução criminal, durante esta quinta-feira O interrogatório deverá determinar a extradição de Giovanni Capone Perna para o seu país de origem, onde responderá pelos crimes.

Perna faz parte de um clã da máfia napolitana. Foi condenado a uma sentença de 30 anos, pela morte de um homem, em Sannio, na província italiana de Benevento. Este crime foi cometido em 2003, mas Giovanni Capone Perna escapou à sentença.

Chefe daquele clã, era perseguido pelas autoridades italianas, por se tratar de um criminoso especialmente perigoso. A PJ congratula-se por retirar das ruas um homem com um cadastro associado ao crime organizado.~

A Camorra é o único grupo mafioso proveniente de um meio urbano. Nasceu em Nápoles, no início do século XIX e conseguiu uma grande int gração social, aproveitando-se das classes mais pobres.

Estima-se que a Camorra tenha mais de cem famílias operacionais e cerca de 7000 membros, responsáveis pela prática de diversos crimes, desde homicídios, tráfico de droga, agiotagem, extorsão e contrabando, entre outros.

Em destaque

Subir