Nas Notícias

Eleições europeias e troika: Cavaco Silva agenda mensagem ao país para as 20 horas

cavaco silvaO Palácio de Belém anuncia que o Presidente da República vai falar ao país esta noite, pelas 20h00. A mensagem será sobre as eleições para o Parlamento Europeu, mas Cavaco Silva deverá ainda referir-se ao futuro de Portugal após o fim do programa da troika.

As eleições para o Parlamento Europeu serão realizadas a 25 de maio. Esta deve ser a principal tónica da declaração que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fará esta noite ao país.

O Palácio de Belém fez saber que o Presidente fará uma declaração às 20h00, depois de ter recebido, na segunda-feira, todos os partidos com assento parlamentar.

Essas audiências foram convocadas para que Cavaco Silva recolhesse opiniões sobre qual a melhor data para a marcação das eleições europeias.

A 21 de maio do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou uma baliza temporal de quatro dias: as eleições europeias terão de ser realizadas, em cada estado-membro, entre os dias 22 e 25 de maio deste ano.

Na mensagem desta noite, o Presidente deverá anunciar ter escolhido o dia 25 de maio, domingo, para a realização do sufrágio.

Por lei, Cavaco Silva tem de marcar as eleições com pelo menos 60 dias de antecedência. No caso das europeias, a data limite é o dia 26 de março.

Para além de referir-se ao sufrágio para o Parlamento Europeu, o Presidente deverá ainda evocar a situação política e financeira de Portugal, tanto mais que as eleições ocorrem poucos dias após a prevista saída da troika.

Em destaque

Subir