Nas Notícias

Elefantes ‘reformam-se’ na Flórida e comem laranjas no pomar

elefantes pomar 210elefantes pomar bigNa Flórida existe um santuário para receber elefantes que não possam ser devolvidos à natureza. Os primeiros habitantes não demoraram a descobrir que aquele terreno em tempos foi um pomar e deliciam-se a comer laranjas diretamente da árvore.

Os elefantes sem condições para serem devolvidos à natureza – em especial os que foram resgatados de circos ou outras situações de exploração animal – podem ‘viver a reforma’ em Fellsmere, no estado da Flórida (EUA). O National Elephant Center abriu em maio com uma área de um quilómetro quadrado.

O primeiro grupo a chegar a este santuário não demorou a descobrir que, em tempos, aquele terreno acolheu um pomar. “Primeiro, a fêmea Moyo cheirou as árvores e depois tentou apanhar uma laranja que estava um pouco distante”, recorda o diretor executivo, John Lehnhardt: “quando conseguiu agarrar o fruto com a extremidade da tromba levou-à boca. Ela pareceu ter ficado encantada e começou logo a apanhar mais laranjas e a comê-las tão rápido quanto podia”.

Moyo e o resto do grupo rapidamente acabaram com as laranjas, comendo umas 300 por dia. Só que há muito mais para além das laranjeiras para explorar: antigo das árvores que restam do antigo pomar, o santuário foi ainda equipado com quatro celeiros e vários poços de água.

O espaço é o primeiro criado especificamente para assegurar a sobrevivência dos elefantes a longo prazo, em especial das espécies classificadas como “vulneráveis”, como os africanos, ou já “ameaçadas” de extinção, como correo com os elefantes asiáticos. 

Em destaque

Subir