Mundo

Elba Gordillo, a mais poderosa do México, detida por suspeita de desvio de 120 milhões de euros

elba gordilloA líder do maior sindicato sul-americano, Elba Gordillo, a mulher com mais poder no México, foi detida nesta quarta-feira, acusada da prática de corrupção. Segundo o Ministério Público, ‘a professora’ terá desviado verbas dos trabalhadores da Educação, em benefício de diversas pessoas. Entre 2004 e 2012, a mulher ter-se-á apropriado de 120 milhões.

A superpoderosa Elba Esther Gordillo, conhecida por “a professora”, considerada a mulher mais poderosa do México, foi detida nesta quarta-feira por alegada prática de corrupção. A líder sindical terá desviado dinheiro em benefício próprio e de várias pessoas, segundo suspeitas do Ministério Público.

Em declarações à BBC, o procurador-geral Jesus Murillo revelou que Gordillo terá “desviado dinheiro dos trabalhadores da Educação”, para “seu próprio benefício”, bem como para contas pessoais de outros destinatários que a rodeavam.

Em causa estão valores na ordem de 120 milhões de euros. Os alegados crimes de desvio de verbas terão sido praticados entre os anos de 2004 e 2012, de acordo com as autoridades judiciais do México, que procedem a uma investigação.

A detenção ocorre numa altura em que o executivo de Enrique Pena Nieta promulgou algumas reformas, precisamente na área da Educação. O executivo pretende libertar o sistema educativo de algumas imposições sindicais, que decorrem da força social da organização que Elba Gordillo lidera.

Entre algumas das medidas que o Governo do México pretende eliminar, está a herança do cargo de professor, que passa de pais para filhos. As colocações do corpo docente, por outro lado, também podem ser vendidas, o que não agrada ao executivo mexicano. Acresce que os professores nunca foram avaliados.

Elba Gordillo, que conta 68 anos, é a responsável máxima do maior sindicato da América Latina: o Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación, que conta com mais de 1,5 milhões de filiados.

Era suspeita, há algum tempo, de práticas ilegais, mas que nunca haviam sido provadas pela justiça mexicana. A líder sindical sempre negou que tenha procedido a qualquer ilegalidade. Entre o património pessoal de Elba, estão aviões pessoais, propriedades nos EUA, bem como avultados investimentos fora do México.

Aquela que é considerada a mulher mais poderosa do México está à frente daquele sindicado há mais de duas décadas. O seu poder está associado à capacidade de influenciar decisões políticas, com mais de 1,5 milhões de sindicalizados que seguem as orientações de Elba Gordillo. Esta detenção é, por isso, um fenómeno de grande relevância no México.

Em destaque

Subir