Nas Notícias

Eis o FLiP 10, a referência da correção ortográfica em nova versão

Flip_10

Vinte anos depois do lançamento FLiP original, a Priberam apresenta o FLiP 10, com o qual reforça a sua posição enquanto referência absoluta em termos de correção ortográfica e sintática da língua portuguesa em aplicações de processamento de texto e edição digital.

FLiP é um acrónimo de “Ferramentas para a Língua Portuguesa”

Compatível com o Windows 10 e o Office 2016, o FLiP 10 inclui um léxico geral e dicionários temáticos totalmente revistos, incorpora uma nova edição do Dicionário Priberam (que passou de cerca de 100 mil para mais de 120 mil entradas) e é ainda compatível com o Open Office e as versões mais recentes das aplicações da Adobe como é o caso do InCopy e do InDesign.

O FLiP tornou-se, ao longo das duas últimas décadas, na ferramenta de eleição dos maiores grupos de média em Portugal e no Brasil e de instituições que procuram a maior qualidade de correção ortográfica e sintática possível, como é o caso da Comissão Europeia ou da Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre muitas outras.

A Priberam estima que o FLiP 10 tem uma capacidade de correção de erros cerca de cinco vezes superior à das ferramentas de correção ortográfica e sintática nativas do Office 2016.

“O FLiP 10 inclui o know-how na área do software linguístico que desenvolvemos ao longo das últimas duas décadas e continua a demonstrar que constitui um real valor acrescentado para todos aqueles que levam muito a sério a escrita do Português em qualquer das suas variantes”, diz Carlos Amaral, CEO da Priberam.

Esta é a primeira versão do programa que só estará disponível para compra através de download e apenas serão disponibilizados suportes físicos (CD) para Angola e Moçambique.

A versão terá igualmente uma edição específica para o mercado brasileiro (FLiP 10 Brasil) onde, pela primeira vez, a Priberam irá permitir o pagamento do programa através de “Boleto Bancário”, um dos mais populares métodos de pagamento utilizados no Brasil.

As edições do FLiP destinadas à plataforma MacOS (FLiP:mac 4 e FLiP:mac 4 Brasil) irão para já manter as mesmas funcionalidades; contudo, será disponibilizado um patch gratuito para compatibilidade com a versão El Capitan do sistema operativo da Apple.

É retrocompatível até ao Windows Vista/2003 Server, ao Office 2007 e às ferramentas Adobe CS2. E pode ser obtido a partir de www.priberam.pt/store/loja.aspx. O seu preço é de 59,99 euros. O preço para atualização a partir das versões 7, 8 e 9 é de 39,99 euros.

20 anos de FLiP

Em 1995 o FLiP era constituído por três módulos. O FLiP 10 inclui mais de 60.

O primeiro era compatível com cinco aplicações da Microsoft para Windows. Hoje, vinte anos depois, funciona com mais de 65 versões de mais de 30 aplicações em Windows e MacOS.

O primeiro destinava-se apenas à correção ortográfica do Português Europeu. Hoje, a versão 10 inclui ferramentas para quatro línguas e 10 variedades do português (com ou sem Acordo Ortográfico).

Em 1995, era vendido apenas em Portugal. Em 2015, o FLiP 10 é distribuído em Portugal, Angola, Moçambique e Macau e tem uma versão específica para o mercado brasileiro. O FLiP 9 registou compras a partir de mais de 30 países.

Sabia que…

Em 2001, quatro módulos do FLiP passaram a integrar o Microsoft Office e o Office 2016 é a primeira versão desde essa data que não inclui qualquer código da Priberam;

Não precisa de ter software adicional para usar esta ferramenta: o pacote inclui um processador de texto simples, chamado FLiPEd, que suporta formatação básica e utiliza toda a capacidade de correção ortográfica e sintática

Quer o Windows (desde a versão 8) quer o MacOS podem usar o FLiP nativamente nas aplicações incluídas que suportam correção ortográfica (como é o caso dos browsers).

Além da correção ortográfica e sintática, inclui inúmeras outras funcionalidades, como é o caso de um conjugador de verbos e do Dicionário Priberam.

 

Em destaque

Subir