Mundo

Edward Snowden continua em parte incerta: Viagem para Cuba terá sido cancelada

edward snowden 1Edward SnowdenAntigo funcionário norte-americano estará ainda em Moscovo, onde chegou domingo. Snowden já pediu asilo político ao Equador mas viagem para Cuba, onde faria escala, terá sido cancelada.

Edward Snowden, um antigo funcionário da Agência Nacional de Segurança norte-americana que revelou dados confidenciais do programa PRISM, é por estes dias um dos homens mais procurados do planeta.

Snowden viajou para Hong Kong logo depois do jornal The Guardian ter lançado a ‘bomba’. O administrador de sistemas manteve-se alguns dias num hotel daquela cidade chinesa, tendo viajado para Moscovo no domingo, 23 de junho.

Contudo, o antigo funcionário norte-americano nunca mais foi visto após a aterragem do avião. Alguns passageiros adiantaram que viram um veículo muito perto da pista, mas até agora não se sabe se terá sido essa a forma de ‘escape’ de Snowden.

O antigo membro da Agência Nacional de Segurança pediu asilo político ao Equador, para onde deveria viajar esta semana. Contudo, e segundo fontes russas, Snowden não constou na lista de passageiros do voo com destino a Cuba, onde o aparelho faria escala.

Mesmo assim há ainda muito para confirmar. Esta segunda-feira, Serguei Lavrov, ministro para as relações estrangeiras, afirmou que Snowden nunca chegou a pisar solo russo.

Atualmente o administrador de sistemas de 30 anos é acusado pelos Estados Unidos de traição.

Em destaque

Subir