Nas Notícias

Educação sexual deve começar aos 12 anos, recomenda a OMS

educacao sexual 210educacao sexualAs escolas devem criar cursos de educação sexual para os estudantes com 12 ou mais anos de idade. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde, que alerta para a importância dos mais novos estarem familiarizados com os vários métodos contracetivos.

As aulas de educação sexual devem começar quando os estudantes atingirem os 12 anos de idade, recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A medida é uma das recomendações, hoje publicadas, sobre os métodos contracetivos.

“A pesquisa mostra que a idade ideal é de 12 anos, 13 anos, mas já podemos começar aos 10 anos”, afirmou , Marleen Temmerman, diretora do Departamento de Pesquisas e Saúde Reprodução da OMS.

O principal objetivo das novas diretivas é assegurar que qualquer pessoa que pretenda usar um anticoncecional possa informar-se sobre os vários métodos existentes.

De acordo com a OMS, as aulas de educação sexual devem ocorrer “na escola” porque “a maioria dos pais não o fazem em casa”, o que acontece com maior incidência nos países africanos.

“A outra medida importante”, acrescentou Temmerman, “é ter programas de educação sexual com uma precisão científica para os jovens”.

De acordo com as recomendações da OMS, as aulas devem educar sobre “como usar e adquirir contracetivos”, tendo como destinatários prefenciais mulheres, raparigas e casais.

Segundo as estimativas mais recentes da organização, há pelo menos 222 milhões de mulheres sem acesso a contracetivos em todo o mundo.

Em destaque

Subir