Desde que é patrocinadora do festival, a EDP tem contribuído para que o edpcooljazz seja ambientalmente sustentável, compensando a totalidade da pegada de carbono deste evento, incluindo as viagens de todos os artistas que participam no festival.
Garantir a sustentabilidade ambiental do edpcooljazz é um dos compromissos assumidos pelo Grupo EDP quando se tornou o patrocinador, através do naming, deste distintivo evento musical, realizado nos cenários idílicos e naturais do concelho de Oeiras ao longo do mês de julho.
A EDP pretende contabilizar e neutralizar o impacte carbónico, compensando a pegada integral do evento que este ano celebra a sua 10.ª edição.
Para apoiar esta tomada de decisão serão inventariadas as emissões resultantes do edpcooljazz, que durante o mês de Julho contará com grandes nomes como Jamie Cullum, John Legend, Diana Krall, Djavan, entre outros.
Para desenvolver esta iniciativa o Grupo EDP conta com o profissionalismo da e)mission, uma marca internacional de gestão de carbono que apoia as organizações e empresas a reduzir o seu impacte no clima. A e)mission identificará os dados necessários para este cálculo, seguindo as metodologias do Greenhouse Gas Protocol, desenvolvido pelo World Resources Institute e o World Business Council for Sustainable Development.
A fronteira operacional razoável para este estudo deverá incluir todas as principais fontes de emissões que deverão ser tomadas em conta para compensar e afirmar a iniciativa da EDP como sendo neutra em carbono.
Entre as principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa do evento estão o consumo de diesel dos geradores, produção de brindes, impactes da administração/coordenação, voos, mobilidade e alojamento das bandas convidadas bem como, veículos de serviço, resíduos produzidos e mobilidade dos espectadores.
Será produzido um relatório sucinto da pegada de carbono para o edpcooljazz e ainda relatórios personalizados para cada banda, identificando a fronteira do estudo, as fontes de emissões contabilizadas, e os resultados obtidos.
A neutralização da pegada de carbono será efetuada com créditos de carbono de alta qualidade através de um projeto de uma mini-hidrelétrica localizada nas Honduras, que contribui para a sustentabilidade das comunidades onde se insere, de acordo com as mais exigentes regras das Nações Unidas e outros Standards internacionais. Serão entregues certificados de compensação personalizados para cada banda convidada.