Nas Notícias

E se o cancro da próstata fosse transmissível sexualmente? Há um estudo que o sugere

cancro prostataInvestigadores da Universidade da Califórnia relacionam o cancro da próstata com uma infeção sexual, a tricomoníase. Segundo os cientistas, há indícios de que aquela infeção potencia o desenvolvimento do cancro. A conclusão resulta de uma análise às células da próstata.

Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, há sinais de que o cancro da próstata possa resultar de uma infeção que é transmitida por via sexual.

Após ensaios em laboratório, que analisaram células da próstata humana, verificou-se que aquela infeção, chamada “tricomoníase”, potencia o desenvolvimento daquele tipo de cancro.

Este novo estudo dos investigadores norte-americanos vem confirmar uma suspeita – a ligação entre o cancro da próstata e aquela infeção – que pesquisas anteriores tinham indiciado.

Em 2009, concluiu-se, num trabalho de investigação profundo, que um em cada quatro homens que padeciam de cancro da próstata apresentava indício da tricomoníase.

E os homens que padeciam daquela infeção enfrentavam maiores riscos de padecer daquele tipo de cancro.

Agora, o estudo da Universidade da Califórnia apresenta a mesma conclusão (de facto, os homens com tricomoníase estão mais vulneráveis).

Não sendo uma conclusão definitiva, os cientistas verificaram que o parasita responsável pela infeção provoca uma inflamação, que por sua vez leva ao desenvolvimento de células cancerosas na próstata.

Se a tricomoníase potenciar o desenvolvimento de cancro da próstata, pode dizer-se que este tipo de cancro também é sexualmente transmissível. Em todo o mundo, estima-se que 275 milhões de pessoas padeçam de tricomoníase.

Agora, os investigadores vão dedicar-se a novos estudos, que pretendem analisar outros fatores de risco associados ao cancro da próstata.

A pesquisa da Universidade da Califórnia pretende ser um ponto de partida para estudos mais aprofundados.

Em destaque

Subir