Mundo

Duas redes de tráfico de crianças desmanteladas na China e 178 bebés resgatados

bebe_reuteur_china_dailyAs autoridades chinesas levaram a cabo uma mega-operação que pôs termo a duas redes de tráfico de crianças, que operavam em dez regiões da China. Os números desta ação impressionam: 178 bebés libertados, cerca de 600 suspeitos do crime de tráfico humano e 5000 oficiais da polícia envolvidos.

Chegou ao fim uma operação que é parte de um gigantesco problema na China: o tráfico humano. O Ministério de Segurança Pública revelou que as autoridades detiveram 608 suspeitos e libertaram 178 crianças, vítimas de duas redes que se espalhavam em dez grandes regiões do país.

A investigação arrancou no mês de maio, em Sichuan, após a descoberta, por parte da polícia, de um negócio que envolvia a venda de bebés. De então para cá, inúmeras diligências levaram ao desmantelamento das redes.

Esta operação representa uma vitória no combate a um negócio de grandes dimensões. Mas inúmeras outras redes de tráfico infantil permanecem em ação e na mira das autoridades. Aliás, o governo da China aponta o tráfico de crianças como um dos maiores alvos, no combate ao crime, uma vez que a venda de bebés está a aumentar.

A Segurança Social chinesa tem sob a sua tutela as crianças resgatadas, até que sejam devolvidas à família. Através de um comunicado, o governo promete “continuar a investigar o tráfico de crianças” e estar atenta “aos compradores”, que alimentam este negócio.

Nos últimos dois anos, foram detetados 27 mil casos de tráfico humano, desmanteladas 7000 redes e detidas mais de 50 mil suspeitos.

Em destaque

Subir