Mundo

Duas mulheres e seus cães resgatadas após cinco meses à deriva num barco

A marinha dos Estados Unidos resgatou esta quinta-feira duas mulheres, e os seus dois cães, depois de estas passarem cerca de cinco meses à deriva num barco, quanto tentavam navegar do Havai para o Tahiti. O barco foi avistado por uma embarcação de pesca de Taiwan a cerca de 900 milhas a sudeste do Japão, completamente fora da rota inicial.

Jennifer Appel e Tasha Fuiaba iniciaram a navegação em maio, mas acabaram por ficar sem motor no barco devido a uma tempestade. As mulheres acreditavam que conseguiriam chegar ao destino navegando com apenas recurso às velas, mas admitem que foi a marinha americana a salvar-lhes a vida.

“Eles salvaram as nossas vidas. O orgulho e os sorriso que tivemos quando vimos [a marinha] no horizonte foi um puro alívio”, confessou Appel.

Após o acidente, as mulheres tentaram fazer chamadas de socorro, mas estavam demasiado longe para que os avisos fossem detetados em terra e não haviam navios por perto.

A sobrevivência de Appel e Tasha deve-se, na grande maioria, à preocupação que antes tiveram antes de embarcarem. Embalaram um purificador de água e mantimentos suficientes para um ano, especialmente produtos secos.

A marinha acabou por divulgar uma fotografia onde Fuiaba surge sorridente, já em segurança, a bordo do USS Ashland.

Jayce Appeal, de 75 anos, mãe de Jennifer, confessou à Associated Press que sempre acreditou que a sua filha fosse encontrada, apesar da ausência de contacto e dos vários problemas.

“Várias coisas no barco partiram durante uma tempestade. O mastro partiu-se e o motor não trabalha. Tiveram vários problemas que fizeram com que elas acabassem à deriva no oceano”, conta.

 

Em destaque

Subir