Mundo

Drone salva civil cercado pela lava do vulcão Kilauea (vídeo)

Enquanto realizava missões de mapeamento, uma equipa de cientistas utilizou um drone para resgatar um civil preso na lava do vulcão Kilauea, no Havai. Veja as imagens captadas pelo aparelho.

A erupção em curso do vulcão Kilauea continua a impressionar, havendo registos de fontes de lavam que alcançam até 76 metros de altura em algumas fissuras.

A atividade do vulcão constitui ainda um perigo para os habitantes da ilha, seja pelas emissões de dióxido de enxofre ou pelos imprevisíveis fluxos de lava. Foi precisamente num desses fluxos que um civil se sentiu ameaçado, tendo sido resgatado através do uso de um drone inteligente da equipa de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com a equipa, estavam a ser realizadas missões de mapeamento acerca da direção e velocidade com que a lava se deslocava. A informação era comunicada ‘in loco’, o que permitiu que vários moradores fossem retirados atempadamente.

Durante a ‘missão’, a equipa foi alertada através de uma transmissão de rádio que um civil estava cercado pela lava em sua casa, sem ter a certeza do caminho mais seguro.

Foi então que o drone inteligente foi enviado para a localização da vítima, pedindo-lhe para o seguir até estar em segurança.

“Cerca de 10 minutos depois de fornecer informações de direção, quer para a pessoa em salvamento, quer para a equipa de resgate, a equipa de busca conseguiu contactá-lo e guiá-lo para um lugar seguro”, explicou o USGS.

Veja as imagens das correntes de lava, captadas através de um desses drones.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=GX3UB128HAUG

Em destaque

Subir