Nas Notícias

Vídeo: Drone com droga despenha-se por excesso de carga

drone droga mx 400 Incidente com drone usado para tráfico de droga ocorreu em Tijuana, na fronteira do México com os EUA. Segundo a polícia mexicana, foram encontrados seis quilogramas de metanfetaminas, peso que o drone não conseguiria suportar. Veja o vídeo.

O contrabando de droga faz-se recorrendo a tecnologias inovadoras. E que melhor aparelho pode servir este tipo de criminalidade? Um drone, aparelho não tripulado, capaz de sobrevoar fronteiras e de transportar drogas para o destino sem qualquer problema.

Este foi o raciocínio dos criminosos que tentaram o tráfico de metanfetaminas, entre EUA e México. Mas a teoria e a prática não coincidiram.

Por culpa do excesso de carga, segundo suspeita a polícia de Tijuana, o drone acabou por despenhar-se, num parque de estacionamento de um supermercado localizado junto à fronteira entre aqueles países.

O aparelho não tripulado transportava cerca de seis quilos de metanfetamina, que estavam divididos seis pacotes.

E igualmente seis eram as hélices do drone, insuficientes para suportar tanto peso.

Esta é a má notícia para os traficantes, que perderam as receitas que esperavam ter.

As más notícias para a polícia residem no facto de este procedimento estar a tornar-se muito comum e de ser muito difícil de controlar, por parte das autoridades.

O porta-voz da polícia de Tijuana, Jorge Morrua, adianta que as autoridades já detetaram outros casos de tráfico de drogas com recurso a drones. Mas confessam incapacidade de travar o fenómeno.

Em 2012, ficaram registaras mais de 120 tentativas de tráfico de drogas entre as fronteiras mexicana e norte-americana, segundo fonte da Drug Enforcement Agency.

Em destaque

Subir