Ciência

Doodle evoca 325.º aniversário de John Harrison, o relojoeiro da longitude

O doodle de hoje assinala o 325.º aniversário de John Harrison. Com esta homenagem, o Google lembra o relojoeiro britânico que construiu o primeiro relógio marítimo de alta precisão.

John Harrison nasceu a 3 de abril de 1963 em Foulby, uma vila de West Yorkshire, em Inglaterra.

Como autodidata, tornou-se carpinteiro, participando na construção dos navios que ajudariam a tornar a Inglaterra na maior potência naval da época.

Foi um contributo modesto nas artes da madeira que se tornou no ponto de partida para a decisiva intervenção de John Harrison, que viria a colocar o nome deste britânico na história.

Da carpintaria passou para a relojoaria, também como autodidata.

Para prevenir naufrágios e outros acidentes navais, a Inglaterra criou, em 1714, o Conselho de Longitude. E foi este organismo quem ofereceu uma recompensa de 20 000 libras (cerca de 22 700 euros) pelo desenvolvimento de um aparelho de navegação que ajudasse os marinheiros a calcularem a longitude com maior precisão.

John Harrison, que era autodidata (convém relembrar) nas artes da relojoaria, concebeu um cronómetro marinho que permitia encontrar a longitude num espaço inferior a 30 milhas e durante uma viagem marítima.

A ideia começou a ganhar forma em 1728 e ficou completa sete anos mais tarde, depois de três protótipos de dimensão bem superior à do relógio final.

Para além de conseguir determinar a longitude, o relógio deste inventor inglês indicava também de forma mais fiável a latitude.

Graças a esta invenção, foi distinguido em 1749 com a Medalha Copley, à data o mais prestigiado e antigo prémio de ciências da Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural.

John Harrison veio a morrer na capital inglesa, com 83 anos de idade, a 24 de março de 1776.

Em destaque

Subir