Mundo

Doodle evoca Dia Mundial da Criança

O Google associou-se hoje às celebrações do Dia Mundial da Criança com a publicação de um doodle alegre que nos recorda a importância desta efeméride.

Foi na sequência da devastação provocada pela II Guerra Mundial que, por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres, foi lançado um movimento para proteger as crianças dessa destruição.

A ONU definiu o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança, mas essa data corresponde à aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

No entanto, a maioria dos países celebra 1 de junho, associando o Dia Mundial da Criança às homenagens de maio a Maria, mãe de Jesus.

Apesar da efeméride ter mais de meio século, ainda há muito a fazer para que as crianças tenham o direito de ser crianças.

“A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes”.

É um dos princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada por Resolução da Assembleia Geral de 20 de Novembro de 1959 da Unicef. E uma das provas de que a Declaração Universal continua por cumprir, mais de 50 anos depois de ter sido criada.

Com o doodle de hoje, o Google associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança, lembrando que ainda existem crianças a quem são negados os cuidados mais básicos: amor, saúde e segurança.

Em destaque

Subir