Do currículo de Jeroen Dijsselbloem constava um mestrado da University College Cork (UCC), em Economia Empresarial. Mas o mestrado do presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças holandês foi, afinal, uma investigação em economia agrícola…
Era uma vez um mestrado que, afinal, não passava de uma investigação em Economia Empresarial. Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, é o protagonista desta história de falsa graduação, alegadamente cumprida na University College Cork. Porém, esta instituição não possui qualquer mestrado nesta cadeira.
Descoberta a mentira, o ‘mestre’ teve de corrigir o currículo e falar verdade: uma “investigação na UCC”, na área da “Economia Empresarial”, que teve como objetivo “a obtenção de um mestrado na University College Cork”.
A denúncia partiu do Sunday Independent e levou à correção do currículo de Jeroen Dijsselbloem, em diversas entidades oficiais, inclusive o site oficial do Eurogrupo. O jornal inglês citava fonte daquela universidade, que assegurava que aquele mestrado, na cadeira de economia em causa, nunca existiu na UCC.
Mas a denúncia não se ficou por aqui. Jeroen Dijsselbloem apenas esteve naquela universidade durante alguns meses, onde realizou uma investigação na área da economia… agrícola.