Nas Notícias

Do ar austero às lágrimas: Isabel Moreira “explodiu” com a aprovação da coadoção por casais homossexuais

ar2Filha de Adriano Moreira, a deputada socialista Isabel Moreira é autora do projeto-lei que abriu caminho à coadoção por parte de casais homossexuais. Isabel, eleita pelo PS, chorou após a aprovação do documento, na generalidade, na votação que decorreu hoje no Parlamento.

É filha de um histórico ex-político, Adriano Moreira, do CDS, e foi eleita deputada pelo PS. É uma mulher de convicções e tem um percurso na política que já não é apenas prometedor. O ar austero da socialista Isabel Moreira contrastou com a mulher sensível, que se emocionou ao ver o seu projeto-lei sobre a coadoção por casais homossexuais aprovado no Parlamento.

Depois de 99 deputados terem votado a favor do projeto – cuja aprovação era uma incógnita, em virtude da liberdade de voto concedida pelas bancadas do PSD e do CDS-PP –, Isabel Moreira, especialista em Direitos Fundamentais, explodiu de emoção. Em declarações à imprensa, a deputada confessa essa “explosão” e fala de uma questão de “decência e justiça”.

A incerteza no Parlamento era grande, porque se sabia que os deputados se encontravam divididos. E apenas cinco votos separaram os deputados que estavam contra, daqueles que estavam a favor, com vantagem para os segundos. “Não fiz uma contabilidade [de votos], antes da votação. E por isso é que tive aquele ‘descalabro’, no momento da aprovação. Sabia que ganharia ou perderia por uma margem pequena”, conta Isabel Moreira aos jornalistas.

Em destaque

Subir