Economia

Dívidas sem cobrança perto dos 500 milhões, 55 novos devedores crónicos por dia

dividasDívidas sem cobrança estão a aumentar a um ritmo elevado e já atingem 488 milhões de euros. A cada dia que passa, há 55 novos devedores crónicos na lista pública de execuções. São pessoas sem bens nem dinheiro para respeitar compromissos, quase sempre relacionados com créditos ao consumo e pagamento de serviços.

É um sinal dos tempos de contração económica e das dificuldades de entidades individuais e coletivas pagarem as dívidas. Todos os dias, a lista de incumprimento tem novos elementos, a um ritmo elevado.

Durante os últimos meses de 2012, assinalou-se um aumento do número de dívidas incobráveis, de pessoas sem dinheiro ou bens para pagar essas dívidas. São devedores crónicos, que engrossam uma lista que conta já com 35 mil elementos, de acordo com o Diário Económico.

A grande parte desses devedores são pessoas individuais, que apresentam dívidas a instituições financeiras, em créditos realizados, ou a bancos, seguradoras, senhorios ou serviços públicos.

O valor total das dívidas incobráveis já atinge os 488 milhões de euros, número que tem subido ao longo do ano e que em 2013 deve manter a mesma tendência.

Estes devedores crónicos são, na sua maioria, membros de famílias que não são capazes de garantir a sustentabilidade económica do agregado.

Em destaque

Subir