Nas Notícias

Dívida da Saúde por dispositivos médicos baixa 430 milhões, mas ainda há 718 milhões para pagar

hemodialiseA dívida do Serviço Nacional de Saúde aos fornecedores de dispositivos médicos baixou para 718 milhões de euros, depois do Ministério ter liquidado uma tranche de 430 milhões. Os números são da APORMED, que espera receber ainda mais 370 milhões de euros este ano.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) abateu 37,5 por cento da dívida às empresas fornecedoras de dispositivos médicos, mediante um pagamento de 430 milhões de euros. Os números foram avançados pela Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED), reclama ter ainda créditos no valor de 718 milhões de euros.

Segundo a associação, o pagamento de 430 correspondeu a 53 por cento da dívida que transitara de 2011, já depois de aplicada uma verba concedida pelo Orçamento Retificativo em abril.

Nas contas da APORMED, há ainda uma tranche de 370 milhões de euros referente a 2011 por liquidar, o que pode ocorrer ainda este ano. Esse é, pelo menos, o anseio dos fornecedores, dado que o Orçamento Retificativo em outubro concedeu uma verba extraordinária aos hospitais públicos para o pagamento de dívidas antigas.

Em destaque

Subir